sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

A menina que roubava livros [Resenha]

Com grande êxito no mundo literário  “A menina que roubava livros” sempre me interessou ; pelo seu sucesso, pelo seu titulo e pelo sua narradora .
O livro ocorre na Alemanha no período da segunda guerra mundial e é narrado pela morte , que acaba cruzando o caminho de Lisel Meminger ,  que inicialmente vê seu irmão morrer por um acesso de tosse no momento em que sua mãe a levava para ser criada temporariamente por pais adotivos na rua Himmel .Nesse momento , como consolo Lisel rouba s eu primeiro livro e parte para casa dos seus novos pais .
Inicialmente , é muito difícil pra ela se acostumar com a nova família , mas logo ela se afeiçoa com Hans Hubermann , seu novo pai , e em seguida com Rosa Hubermann sua nova mãe .
Lisel logo faz amizade com Rudy Steiner , que se torna seu melhor amigo .
O livro todo narra a vida difícil e financeiramente pobre de Lisel na rua Himmel , com suas brigas, duvidas, amizades e furtos de livros.
Particularmente , eu não achei o livro interessante. Ele é bem escrito , mas não achei que a historia tivesse algo que realmente me atraísse , sem falar que achei muito irritante a morte dizer o que vai acontecer antes do seu devido tempo , acho que isso estraga a historia; mas mesmo assim eu vivi o livro.
Existem livros que você para e de ler pra dizer : “Foda!” , mas esse eu simplesmente parei de ler (diversas vezes) pra dizer : “ Isso realmente deve ter acontecido.” Sempre que abria o livro conseguia ver aquilo acontecendo de verdade com pessoas que viveram a segunda grande guerra , e isso , caro seguidores , me fez chorar de verdade . O livro me fez ver mais a fundo o horror da guerra , foi deprimente.

Decididamente  “A menina que roubava livros “ me fez parar para refletir , mas não consigo decidir se gostei ou não do livro.


Autor: Markus Zusak
Tradutora: Vera Ribeiro 
Numero de paginas: 480
Editora: Intrínseca