sábado, 19 de abril de 2014

Resenha: Convergente

OBS.: Não recomendo a leitura da resenha se você ainda não leu Insurgente.

Não tenho palavras para descrever a minha revolta com esse livro ! Foi um final completamente desnecessário e decepcionante  !
Inicialmente o livro é ótimo como é de se esperara, mas nos últimos capítulos, mais precisamente no final do capítulo 50 o livro perde toda a sua noção.
Mas enfim... Voltando ao início : O último livro da trilogia Divergente, é narrado por Tris e Tobias, o que é legal para saber como a mente de Tobias funciona, mas devo dizer que eu fiquei um pouco decepcionada nesse aspecto, pois apesar de ser narrado por Tobias e ele ter pensamentos e emoções diferentes do de Tris, a maneira de contar a história continua a mesma. Não dá pra sentir a diferença de escrita entre um e outro. Mas ainda assim foi legal ver o ponto de vista do Quatro.
Na minha opinião o livro foi meio deprimente, não por estar recheado de histórias tristes, mas sim pela desconstrução de tudo aquilo que nossos personagens conheciam. Explicando: Eles deixam a cidade de Chicago, para descobrir mais sobre o vídeo de Edith Prior e o que eles encontram fora da cidade é muito maior e devastador do que eles imaginavam :  eles encontram o nosso mundo.
Pode parecer simples, mas não é. Eles descobrem que toda a vida deles foi um mentira, pior : que o vídeo feito por Edith não narrava toda a verdade e que, na realidade , eles faziam parte de um experimento. Isso é devastador.
Um dos pontos mais legais do livro é isso. Toda a vida deles, todo o passado, tudo que eles conheciam é destruído, desconstruído. É tudo muito confuso, mas no meio dessa confusão é que, nossos protagonistas  constroem e solidificam o seu caráter, matando todas as suas duvidas sobre si mesmo e sobre os outros. É encantado !
Como (eu acho) que já deu pra perceber, eu gostei bastante do começo do livro, mas o final, na minha opinião, foi péssimo. Estragou o livro e toda a saga( depois de Convergente não estou psicologicamente preparada para reler Divergente).

Se você já leu Insurgente, acho que não tem como escapar de ler o último livro da trilogia, mas caso você ainda não seja viciado nessa maravilhosa e devastadora história, sugiro que não leia Divergente, pois na minha concepção, não vale a pena ler 1500 páginas para se deparar com um final como esse.  


Autor: Veronica Roth
Tradutor:  Lucas Peterson
Numero de paginas: 526
Editora: Rocco Jovens leitores 

4 comentários:

  1. Oi adorei sua resenha, simplesmente fantástica....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou da resenha !
      Realmente parece ser um livro fantástico !!
      Abraços!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade, seu comentário sempre sera bem vindo !!