sábado, 15 de fevereiro de 2014

Resenha : Divergente

Depois de muito ouvir falar nesse livro, finalmente tive a oportunidade de conhecê-lo e simplesmente me apaixonei !
Essa obra ultra-realista acontece em uma Chicago futurista, onde  a sociedade é dividida em cinco facções : Abnegação, Audácia, Amizade, Franqueza e Erudição . Todo ano adolescentes de 16 anos passam por um teste de aptidão, que determina a que facção ele provavelmente pertence. Com base nisso, os jovens escolhem mudar de facção ou não. Com o detalhe: mudar sua facção significa deixar de lado a sua família, pois para eles, a facção vem antes do sangue.
Nesse contexto, nossa protagonista Beatrice, está prestes a fazer o seu teste de aptidão e isso a deixa muito nervosa. Ela pertence a Abnegação – uma facção como o próprio nome já diz para pessoas que abnegam suas vidas em prol das vidas alheias – mas sente essa não é sua verdadeira  facção; ela não consegue ser naturalmente abnegada.
Assim ela faz o teste e os resultados são mais surpreendentes do que o esperado : os resultados são inconclusivos, ela pode pertencer a varias facções , ela é divergente ! Mas ser divergente é perigoso e ela precisa esconder isso de todos . E, com isso ela deve escolher sua facção .
Todos esperam que ela escolha a Abnegação, pois seu pai é um dos lideres da facção , mas Beatrice surpreende a todos e escolhe a Audácia .
Após essa escolha ela passa a ser chamada de Tris e é levada para a cede da Audácia, onde passará por um treinamento que irá definir se ela realmente pode entrar na facção , caso contrario, ela vira uma sem facção – tipo os mendigos. Paralelamente a esse treinamento o Erudição e a Abnegação começam a ter fortes desentendimentos e ficam bem próximos de uma guerra.
Mas Tris não tem total consciência disso, ela esta concentrada no seu treinamento e em tudo de novo que ela pode fazer  e que acontece na sua nova facção. Ela faz novos amigos, cria inimigos e novos amores.
E então algo de inesperado acontece .
O livro é fantástico e é muito fácil de lê-lo, nem parece que tem 502 paginas ! Não tem como não se envolver na narrativa de Tris e em seus sentimentos e conflitos !

Amei o livro , muito bom mesmo ! Agora necessito, urgentemente, ler Insurgente, o próximo livro da coleção !


Autor: Veronica Roth
Tradutor:  Lucas Peterson
Numero de paginas: 502
Editora: Rocco Jovens leitores