quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Resenha: A Hora da Estrela

Primeiro (e por enquanto único) livro que eu li da Clarice Lispector, como exigência da escola, mas não poso negar que dessa vez , um romance da escola caio completamente na minha graça e eu pude entender porque Clarice é tão aclamada.
            A Hora da Estrela  narra a historia de uma nordestina pobre e de pouca instrução, que foi em busca de uma vida melhor no Rio de Janeiro. A historia de dessa nordestina, em si, não é o suficiente para atrair a atenção do leitor, mas a maneira como ela é explorada torna o livro fantástico!
            De maneira nenhuma pode se dizer que o livro possui uma leitura fácil. Acho que cheguei a reler umas três vezes a primeira pagina para ter um parco entendimento sobre tudo que foi dito ali. Contudo, a leitura desse livro é muito gostosa e fascinante. Quando você compreende tudo (ou quase) que ela quis falar, é como se seu momento “Eureca!” estivesse chegado, não sei como descrever, mas é como se você tivesse uma real percepção das coisas. (Não sei se foi impressão minha, mas parecia que os olhos da minha amiga brilhavam enquanto ela lia o livro).
             É difícil, mas é ótimo! A cada momento em que Clarice se aprofunda na existência da nordestina, fica muito claro que não se tem muito em que se aprofundar: a pobre moça mal parecia ter consciência da sua existência e ainda assim, na sua pureza e ignorância, parecia ser tão sabia quanto as coisas que lhe cercavam.

            Esse pequeno livro é fantástico, para uma leitura lenta, apreciativa e reflexiva. Amei conhecer o trabalho de uma escritora tão importante e com certeza leira mais livros dela, pois essa mulher é fascinante! E recomendo a todos a leitura de A Hora da Estrela, é fantástico!

 

Autora: Clarice Lispector 
Numero de paginas: 87
Editora: Rocco